Quais os materiais necessários para começar a desenhar mangá?

Não importa a técnica que o desenhista vá usar para desenhar, é sempre bom ter o material adequado em mãos. Mas claro, não quer dizer que com o material certo você vai se tornar um melhor desenhista. Isso só a prática faz. O talento na verdade é a vontade que a pessoa tem de desenhar, o interesse. Se você não gosta de fazer desenhos, não tem aquela vontade de rabiscar algo quando vê um papel e uma caneta, é melhor tentar outro ofício. E ninguém nasce sabendo desenhar, mas o interesse em desenhar faz a pessoa praticar, o que leva ao aperfeiçoamento. O que o material adequado vai fazer é auxiliar o desenhista a fazer a sua arte da maneira mais prática, rápida e flexível. Daí sua importância.

Abaixo elaborei uma lista de materiais, dos mais simples aos mais sofisticados. E nada melhor que começar com o básico: papel e caneta. :o

 

1 - Papel

Existe uma infinidade de tamanhos, pesos e formatos de papel que não caberiam nesse blog, portanto vou citar os mais comuns para a prática do desenho.

A numeração mais comum é da série A, que vai do A0 (maior) até o A8 (menor). E seus tamanhos duplicam pelo lado menor, conforme a numeração. Por exemplo, um papel A3 é maior que um A4. A dimensão de um A4 é 210 X 297mm. Um A3 então, é como se fosse 2 A4's colocados lado a lado de pé. E já que de pé, a altura do A4 é 297mm, se colocarmos outro ao lado, nada vai mudar na altura, mas sim na largura, que é 210mm e vai passar então, logicamente para 420mm. Um A3 mede então 297 X 420mm. E assim por diante.

Papel A4: É o mais comum, se acha em qualquer livraria. Suas dimensões, como já visto, são 210 X 297mm, levemente menor que uma folha de ofício. O peso é 75g (o mais usado).

Papel Canson: Existe em vários tamanhos também, mas se a dimensão dele for igual ao A4, geralmente pesa mais, de 90g pra cima. É um papel mais "requintado", voltado para arte final.O mais recomendado para ir treinando mesmo é comprar um pacote de 500 folhas de A4 75g (ou menos, existem em menor quantidade). Este sai entre 18 e 22 reais (mais ou menos).Os formatos mais utilizados por desenhistas de quadrinhos e mangás é o A3 e A4, essa escolha depende de você.

 2 - Lápis, Lapiseiras e Canetas:

Os lápis para desenho são numerados conforme a dureza e intensidade do traço que deixam. Variam do 6H (mais sólido) ao 6B (mais macio). O 6H, por ser muito sólido, vai deixar um traço muito fraco e vai marcar a folha com sulco. Já o 6B, por ter um grafite mais macio e geralmente mais largo, deixa um traço bem forte e carregado, como se fosse carvão, e se gasta mais rápido. Por ser macio, não deixa sulcos na folha, a não ser que esteja muito apontado.

A numeração usada é a seguinte, do mais sólido (traço pouco visível) até o mais macio (traço forte): 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, 1H, HB, 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B. Sendo o HB o meio termo entre estes tipos de grafite. Claro que a numeração vai mais adiante, mas os mais usados são este..

Para uso na prática, é recomendado o lápis HB ou 1H para fazer esboços antes de fazer o traço definitivo e arte-final.Já as lapiseiras, por terem no geral grafites mais finos, têm a vantagem de fazer um traço sempre da mesma espessura e não precisam serem apontadas.

Particularmente, eu uso o lápis hb para esboçar e finalizo com caneta nanquim.E por falar em nanquim, esta é a tinta usada pela maioria dos artistas de quadrinhos e mangás. As canetas nanquim podem ser recarregáveis (mais recomendadas) ou descartáveis. São usadas para terminar o contorno de um desenho definitivamente, caso não o faça com lápis. Fora que pode ser usada para preencher espaços, hachuras, linhas, etc. É aconselhável ser usada por último, já que caso aconteça algum erro ou borrão na folha, só poderá ser apagado com errorex ou tinta branca. Ou, claro, por computador.

3 - Réguas, Compassos:

São ferramentas fundamentais para um traço preciso. As réguas mais aconselhadas para traçar retas com nanquim são as que têm sulcos elevados e permitem que a tinta passe para o papel sem encostar nela. A maioria delas hoje em dia tem isso. Atenção na hora de comprar, pois a régua com sulco é essencial para nanquim. Existem vários outros tipos de réguas também, como o escalímetro, que como o nome diz, permite escalonar os desenhos caso necessário. A curva francesa também é importantíssima para desenhar curvas de vários tipos de intensidade e comprimento. E claro, os compassos, essenciais para desenhar circunferências precisas de vários tamanhos.

4 - Retículas:

Você já deve ter notado em vários quadrinhos (especialmente os mangás) que algumas texturas são feitas de pequenos pontilhados, alguns mais agrupados, outros mais separados, de diversos formatos e tamanhos. Estas são feitas com retículas, que podem ser encontradas em lojas especializadas. Elas vêm em folhas semi-transparentes e são aplicadas no desenho por raspagem, ao posicionar a folha da retícula por cima do desenho em questão. Elas não são muito práticas e exigem um pouco de paciência e técnica do desenhista. Hoje em dia muitos artistas usam o computador para aplicar estas retículas com recursos simples de programas conhecidos, como o Photoshop por exemplo.

Do que preciso para desenhar mangá?, Materiais para desenhar mangá

quinta 30 dezembro 2010 20:29



1 comentário(s)

  • lais mailto Qua 18 Set 2013 22:25
    se nós não tivesemos
    um retículas atrapalha em desenhar um mangás


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.93.157) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para gabyzinhamangas

Precisa estar conectado para adicionar gabyzinhamangas para os seus amigos

 
Criar um blog